segunda-feira, 21 de abril de 2014

Pagando caro, comprando 'resto'

- Olha a xepa! 
- Xepa no supermercado
- Tudo sem nenhum desconto!
- É isso aí minha senhora!
                                    
Só falta isso! Um vendedor animado, batendo palma enquanto você escolhe o tomate menos amassado na gôndola do supermercado. E não importa o dia da semana, tem sempre fruto podre, verdura amassada, banana estragada ou verde demais pra você disputar com os outros clientes pra ver quem consegue pegar o produto menos estragado.

Imaginem essa cena:

Três donas de casa de olho no único tomate que não está bichado. De repente uma estica a mão para pegar e a segunda - mais rápida - pega o fruto coloca na sacola e vai embora feliz. A terceira dona de casa de frente àquela pilha de tomate amassado suspira, tristemente, e fala pra todo mundo ouvir:

- Que falta de respeito! O quilo do tomate custa quase 4 reais e ainda tenho que 'garimpar' se quiser comer salada.

Mesmo insatisfeita ela consegue levar 3 tomates pra casa.

Esse absurdo é a nossa realidade. Estamos sendo obrigados a consumir 'lixo' e pior a única opção que nos resta é não levar o produto pra casa. E ainda tem o problema do leite - soda cáustica - dos produtos vencidos, dos agrotóxicos, do valor que, misteriosamente, aumenta na hora que você vai pagar o produto.

Pergunte se o produto alimentício exportado do Brasil para países como os EUA têm a mesma qualidade do produto que é vendido em nossos supermercados. Claro que não.

Não existe preocupação.

A vigilância sanitária não dá conta de fiscalizar ou faz vista grossa? Porque essa prática é comum. Quem é que nunca levou carne estragada pra casa? Os supermercados trocam a etiqueta de validade e você com pressa, muitas vezes, não nota que dentro da embalagem a borda da carne está esverdeada e fica por isso mesmo, porque, dificilmente, você volta ao supermercado com a carne estragada pra receber o dinheiro de volta.

O problema se repete muitas vezes com os ovos, o bacon, o presunto, o arroz com cheiro de barata e se eu for citar serão inúmeros outros exemplos de como estamos sendo tratados pelos empresários que - claro - só pensam no lucro.

É por essas e outras que a saúde tem sido um dos principais problemas do pais. O que você come implica diretamente na sua saúde e se você come esse lixo vendido nos supermercados brasileiros é possível que a sua saúde esteja correndo risco.

A xepa da feira não é de todo ruim porque, pelo menos, o desconto é maior e você compra sabendo que é xepa, mas o que acontece nos supermercados é deveras lamentável.

Nenhum comentário: